Conheça todos os imóveis de leilão no Rio Grande do Sul no nosso site
DIMOB 2024

O que é Dimob 2024 

A Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) é um documento que a Receita Federal exige que seja entregue anualmente pelas empresas que atuam no ramo imobiliário contendo os dados referentes às atividades de comercialização e locação de imóveis, ocorridas ao longo do ano anterior.

É uma declaração  obrigatória para todas as imobiliárias e é um dos meios usados pela Receita Federal para fazer o cruzamento dos dados dos contribuintes para a fiscalização do Imposto de Renda. 

A declaração da Dimob foi criada em 2003 para que o governo saiba de todas operações de intermediação de compra, venda ou aluguel de imóveis executados por construtoras, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias que acontecem no país?.
Qual o prazo de entrega da Dimob 2024?

O prazo de entrega para a Dimob sempre corresponde ao último dia útil do mês de fevereiro. Portanto, a Dimob 2024 deve ser enviada até o dia 29 de fevereiro de 2024. 

Porém, lembre-se que a declaração deve ser feita com dados relativos ao ano anterior ao prazo de entrega. Ou seja, para preencher a Dimob 2024, as informações fornecidas devem ser referentes às atividades do ano de 2023.

Veja nossasdicas para não perder dinheiro e nem correr o risco de cair na malha fina na declaração da DIMOB:

  1. Fique atento ao prazo: O prazo para apresentar a declaração é até o último dia de fevereiro. A imobiliária que não apresentar a documentação até essa data poderá receber multa que varia de R$500,00 a R$1.500,00.
  1. Não deixe para a última hora. A declaração é enviada pelo programa disponível para download no site da receita federal. No final do período o sistema pode ficar congestionado devido ao alto volume de declarações.
  1. Busque ajuda: Se você não se sente seguro em fazer a declaração, busque orientação profissional. Uma conversa com um contador, que tem amplo conhecimento sobre as obrigações fiscais, pode ajudar bastante.
  1. Confira todos os dados antes de enviar 
A declaração precisa de muitos dados como CPFs, CNPJs, valores, datas, entre outros, e a entrega da declaração com informações inexatas, incompletas ou omitidas também pode render multas.
  1. Fique atento aos números. Rendimentos do proprietário e comissão da imobiliária não podem apresentar números negativos. Caso isso aconteça, fique atento e revise toda a declaração.

Agora que você já sabe o passo a passo para declarar a Dimob 2024,  é fundamental respeitar o prazo de entrega da declaração. Iniciar o ano com uma multa recorrente pode comprometer, e muito, o planejamento do seu negócio para 2024.







Outras Notícias