Imóveis Caixa sem custo com corretor para imóveis retomados leilões, lictação aberta, venda direta, vendireta on line e venda on line  https://casacentroimoveis.com.br/
COMO PINTAR PORTA DE MADEIRA: CONFIRA O PASSO A PASSO!

As portas são a primeira coisa que você vê quando chega em casa. Só que, na maioria das vezes, seu uso restringe-se a uma funcionalidade: controlar o acesso ao lar. Porém, a porta pode ser um super item de decoração da casa, e isso pode ser feito aprendendo como pintar porta de madeira.

Sendo assim, se você quiser fazer algo diferente – principalmente nas portas de acesso a ambientes internos – uma boa dica é apostar em tons vivos que harmonizem com as cores dos ambientes em que a porta está.



Apesar de existirem diversos tipos de tinta para pintar porta de madeira, alguns são destinados a profissionais. Pois, eles conseguirão dar o acabamento certo à peça e têm a expertise necessária para manipular as tintas com componentes químicos nocivos.�

Mas, listamos aqui tipos de tinta que são tranquilos para você fazer o processo em casa com segurança:

Esmalte sintético à base de água

Essa tinta é a mais recomendada para madeira porque não possui cheiro forte e a secagem é rápida. Isso faz com que o intervalo entre uma demão e outra possa ser menor.

Além disso, os esmaltes sintéticos à base de água possuem acabamento mais resistente que a Látex PVA. Significa que ela pode ser usada em portas externas, assim como receber limpeza com água e sabão.



Esmalte sintético à base de solvente

Com poder de cobertura e rendimento maior que as tintas à base de água, o esmalte à base de solvente apresenta grande durabilidade e resistência. Além disso, o produto disponibiliza uma série de cores no sistema de preparação de tintas.

Materiais para pintar porta de madeira


Para fazer o processo em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • jornal ou papelão (para proteger o piso);
  • tinta adequada para madeira;
  • trinchas;
  • lixa para madeira;
  • espátula;
  • bandeja de tinta;
  • rolo;
  • massa ou cera para madeira, caso a porta esteja deteriorada;
  • máscara de proteção;
  • fita crepe;
  • água e sabão (para tintas à base d’água)
  • thinner e estopa (para tintas à base de solvente)

Como pintar porta de madeira: passo a passo

Lavagem e retirada do pó

Comece limpando a superfície da porta. Tire todo o pó e qualquer outra sujeira que esteja nela. Faça isso com água e sabão neutro. Terminada esta etapa deixe a madeira secar.

Preparação pré-pintura

Para preparar a porta de madeira para pintura, cubra as dobradiças e a maçaneta com fita crepe. Em seguida forre o chão usando jornal ou papelão, para evitar sujar o piso.

Lixe a porta



Coloque máscara de proteção, luvas e óculos. Passe a lixa em toda a porta e repita o processo se achar necessário (uma lixa mais grossa pode ser interessante para a madeira com tinta). Depois de lixar, limpe a porta com um pano úmido e espere secar.�

Corrija imperfeições

Se a porta for antiga ou está com imperfeições, use massa para retirá-las. Isso pode ser feito com o auxílio de uma espátula, para moldar. Espere secar e, caso seja necessário, passe a lixa novamente nos locais onde o produto foi aplicado. Assim a porta ficará sem imperfeições.

Aplique um primer

Para facilitar a pintura, aplique um primer. Ele deixa a tinta uniforme e minimiza a necessidade de aplicar muitas demãos. Assim que aplicá-lo, espere secar e lixe novamente para retirar o excesso de produto.�

Aplique a tinta

Siga as instruções da embalagem para preparar a tinta. Quando estiver pronta, use o rolo para pintar as áreas maiores e a trincha para superfícies onde ele não chega. Espere secar e veja se uma segunda demão será necessária. Se sim, pinte novamente.




Pinte sempre no mesmo sentido

Seja rolo ou trincha, faça a pintura sempre no mesmo sentido. Começou na vertical? Siga assim por toda a porta. Isso evita marcas e deixa o acabamento melhor.



Respeite o tempo de secagem

Entre uma demão e outra, assim como na finalização, respeite o tempo de secagem. Geralmente ele está descrito no próprio produto. Caso você não faça isso podem surgir manchas na pintura.



Limpe trinchas e rolo após o uso

Terminou de pintar a porta de madeira? Limpe todo o material que você utilizou. Coloque as trinchas e o rolo de molho em solução que dissolva a tinta.�

Aposte em cores vivas e mais claras

Para as portas internas dê preferência à s cores mais claras, pois são� mais fáceis de combinar� e aumentam a luminosidade do ambiente.�

Cores de Portas: Ideias e mais de 40 fotos para renovar o ambiente Renovar a casa permite muitas ideias, então, que tal investir em cores de portas diferentes e fora do convencional? Para quem deseja dar um upgrade total e fazer uma reforma para deixar o ambiente moderno e descolado, pintar a porta com tons mais quentes e arrojados deixa tudo mais bonito e com uma cara nova. Se você ainda está com dúvida de qual tipo vai ficar melhor, preparamos dicas, ideias e muitas fotos� impressionantes!

Cores de Portas: Ideias e mais de 40 fotos para renovar o ambiente�
https://casaeconstrucao.org/decoracao/cores-de-portas/



Outras Notícias