Imóveis Caixa sem custo com corretor para imóveis retomados leilões, lictação aberta, venda direta, vendireta on line e venda on line  https://casacentroimoveis.com.br/
Razões para você Viver em Santa Maria RS – Theatro Treze de Maio & Informações

Theatro Treze de Maio é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria, conhecido por ser uma das melhores casas de espetáculo do país, o Theatro Treze de Maio viveu um momento emblemático quando um decreto do Executivo autorizou seu tombamento como Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria. Mais de um século depois de ser erguida, a edificação recebeu a garantia de que a história será preservada em memória e materialidade. 

Confira alguns detalhes que compõem a edificação tombada

O imponente prédio com traços neoclássicos, construído em frente à Praça Saldanha Marinho, entra para o seleto grupo de edificações tombadas pelo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), órgão que é responsável pela preservação e manutenção da identidade arquitetônica de Santa Maria, como a Catedral Metropolitana, a SUCV, sede da prefeitura, o Colégio Manoel Ribas, entre outros locais.

O tombamento significa que o prédio deverá conservar sua originalidade e não poderá sofrer nenhuma intervenção arquitetônica ou outra obra que o descaracterize mais do que garantir a estrutura histórica, o ato do tombamento também tem um valor simbólico:
 Este reconhecimento desperta nos cidadãos a importância do que é patrimônio e preservação. São esses testemunhos da nossa história que nos dão identidade enquanto povo. O tombamento garante a conservação da volumetria original e elementos decorativos e arquitetônico das fachadas, como janelas, luminárias e escadarias. Contudo, não entraram no projeto de tombamento a cobertura do prédio, o piso e quaisquer alterações na construção que descaracterizaram a construção original. A atual cor da fachada, por exemplo, não segue o tom da primeira pintura no prédio.

Os desafios da preservação
  

Fundado em 1890, quando a jovem Santa Maria ainda tinha 32 anos, o Theatro Treze de Maio foi construído da união de esforços de uma sociedade  que almejava um espaço dedicado à arte e à cultura. Nas instalações do Treze, já funcionaram a biblioteca pública, um centro cultural, redação de jornal, foro da cidade e sede do aeroclube de Santa Maria. O nome foi escolhido em homenagem à abolição da escravatura no Brasil, assinada pela princesa Isabel, em 1888.

O Theatro Treze de Maio - o tombamento resguardará a história e a memória coletiva do município:
Foi um espaço sempre atuante, que representa uma série de usos culturais. A cidade assegura, com a preservação do prédio, uma referência visual, já que o Theatro Treze de Maio é um marco insubstituível para a paisagem urbana da nossa cidade.

Os atores, músicos, bailarinos, cenotécnicos e produtores encontram neste espaço um lugar para mostrar o seu trabalho e a sua arte. Vidas que são dedicadas a propagar cultura e a contribuir para a formação de um mundo mais sensível. Compreender essa chama de vida, esse ideal, o amor pela arte, é o primeiro passo para entender o dia a dia de quem faz parte deste universo e a importância deste espaço cênico para Santa Maria e região central do Rio Grande do Sul.

Theatro Treze de Maio um orgulho pra nós moradores dessa maravilhosa cidade.

Outras Notícias